Levantamento e monitoramento de áreas de risco na UGRHI-11 e apoio à Defesa Civil.

Os produtos disponíveis na área de "Levantamento e monitoramento de áreas de risco na UGRHI-11 e apoio à Defesa Civil"  estão divididos em quatro fases na seguinte ordem cronológica:

IMPORTANTE: Os levantamentos e planos de defesa civil realizados até 2015 foram feitos com metodologia adaptada do Ministério das Cidades, publicada em 2007, os demais estão baseados na metodologia requerida pela Lei 12.608/2012 (Lei de Defesa Civil).

Desta fase do projeto originou-se três materiais: Fichas das áreas de risco, Mapas e Carta-Imagem, e Sistema de Apoio à Defesa Civil para cada um dos 24 municípios.

9 - APOIO AOS MUNICÍPIOS DA UGRHI-11 PARA PLANOS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - FASE VIII – RB-412 (EM EXECUÇÃO)

Iniciado em 2022 e em finalização, estão sendo realizados a atualização e detalhamento das Áreas de Risco com propostas de intervenção, Planos Municipais de Proteção e Defesa Civil, Mapas de Defesa Civil e Planos Municipais de Contingência de Proteção e Defesa Civil para os municípios de Barra do Chapéu, Juquitiba e São Lourenço da Serra.

8 - APOIO AOS MUNICÍPIOS DA UGRHI-11 PARA PLANOS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - FASE VII – RB_COB-41

Em 2021, foram realizados a atualização e detalhamento das Áreas de Risco com propostas de intervenção, Planos Municipais de Proteção e Defesa Civil, Mapas de Defesa Civil e Planos Municipais de Contingência de Proteção e Defesa Civil para os municípios de Itaoca, Itapirapuã Paulista e Ribeira.

7 - APOIO AOS MUNICÍPIOS DA UGRHI-11 PARA PLANOS PREVENTIVOS DE DEFESA CIVIL - FASE VI - RB 312

Entre os anos de 2018 e 2019, foram realizados a atualização e detalhamento das Áreas de Risco com propostas de intervenção, Planos Municipais de Defesa Civil, Mapas de Defesa Civil e Planos Municipais de Contingência de Proteção e Defesa Civil para os municípios de Apiaí, Iporanga e Tapiraí.

6 - APOIO AOS MUNICÍPIOS DA UGRHI-11 PARA PLANOS PREVENTIVOS DE DEFESA CIVIL - FASE V - RB 292

Ainda em 2018, foram finalizados a atualização e Detalhamento das Áreas de Risco com propostas de intervenção, Planos Municipais de Defesa Civil, Mapas de Defesa Civil e Planos Municipais de Contingência de Proteção e Defesa Civil os municípios de Barra do Turvo e Pariquera-Açu.

5 - Atualização da tabela de atributos e fichas das áreas de risco da UGRHI-11

Nos arquivos datados de 2020, foram atualizados as fichas das áreas de risco com inclusão do n° de moradias e pessoas ameaçadas, código e símbolo do COBRADE. Também foram atualizadas a tabela de atributos dos arquivos shapefiles das áreas de risco.

4 - Atualização do Levantamento e Mapeamento das Áreas de Risco
Em 2015 e 2016, foram concluidos a atualização e detalhamento das áreas de risco de 14 municípios (Pariquera-Açu, Barra do Turvo, Iporanga, Itaóca, Apiaí, Ribeira, Itapirapuã Paulista, Barra do Chapéu, Tapiraí, Ibiúna, São Lourenço da Serra, Itariri, Pedro de Toledo e Juquitiba) seguindo nova metodologia adequada as normas estaduais e federais.

3 - Plano Municipal de Defesa Civil - FASE II

Tiveram os mesmos produtos da fase anterior para os municípios de Jacupiranga, Miracatu e Registro datado de 2014.

2 - Plano Municipal de Defesa Civil - FASE I

Nesta fase tiveram como produtos: Atualização e Detalhamento das Áreas de Risco com propostas de intervenção, Planos Municipais de Defesa Civil e Mapa de Defesa Civil para os municípios de Cajati, Eldorado, Juquiá e Sete Barras, elaborados nos anos de 2012 e 2013.

1 - Levantamento e Mapeamento das Áreas de Risco
No ano de 2011/2012 foram feitos os mapeamentos das Áreas de Risco dos 23 municípios que compõem a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos nº 11, o qual fazem parte da porção Paulista da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul, sendo também mapeado o município de Ibiúna no ano de 2013, o qual tem representatividade no Comitê da Bacia do Ribeira.